SEO para site de saúde: confira 10 práticas fundamentais para rankear no topo do Google!

May 27, 2020

SEO para site de saúde: confira 10 práticas fundamentais para rankear no topo do Google!


A maior vitrine na internet é o Google. Por isso, o marketing digital vem se tornando a principal ferramenta que clínicas e profissionais da saúde utilizam para fortalecer sua presença virtual. Para isso é preciso unir o SEO a uma boa estratégia de marketing.


Não basta investir em google ads e facebook ads sem o conhecimento certo para elevar a performance. Sendo assim, conheça 10 valiosas dicas para sites de saúde alcançarem o topo dos resultados dos rankings do Google!

Confira 10 práticas fundamentais para a sua performance no Google


O marketing digital é o caminho para rankear o seu site no google, mas todo esse esforço depende do valor do tema e conteúdo produzido. Portanto, entendemos que o Google favorece conteúdos disponibilizados por autoridades no assunto.


Por isso, as técnicas a seguir funcionam de forma complementar, ajudando a levar conteúdo de qualidade para o maior número de pessoas. Fique atento nas dicas e anote aí!

1. Construa perfil para os seus autores


Falando em sites especializados em saúde, as credenciais do autor tem um valor muito alto para o público consumidor. Sendo assim, é importante que as informações sobre o autor sejam exibidas de preferência no topo.


Assim, o leitor imediatamente sabe que está consumindo um material que vem de uma fonte confiável. Dê destaque ao nome do autor, sua área de atuação, formação e registro profissional, por exemplo.

2. Adicione nas palavras-chave o nome técnico da doença


Pensando na experiência do usuário, nem sempre o leitor tem claro o nome do problema de saúde que ele está procurando. Assim, uma boa estratégia de marketing envolve incluir os nomes técnicos entre as palavras-chave do texto.


Como resultado, você apresenta profundidade do conteúdo e ainda mostra ao Google que o seu site pertence a um especialista no assunto. Quando falamos em saúde, exibir sua credibilidade é essencial para otimizar sua performance online.

3. Mostre que sua organização é confiável


Falando em credibilidade, é muito importante deixar em evidência os fatores que mostram que sua organização é confiável. Isso vale tanto para o usuário quanto para o Google. Para isso, deve-se estar atento a certos cadastros e credenciais:


  • Formação ou CNPJ e atividade principal da empresa;
  • Registro e função profissional;
  • Informações de contato;
  • Esclarecimento sobre o funcionamento do site;
  • Página institucional, como “biografia” ou “sobre nós”.


Apresente sua carreira, história da empresa, valores e também conquistas. Tudo isso conta pontos na hora de rankear.

4. Diversifique o uso de termos semânticos


Embora palavras técnicas e científicas não precisam ser evitadas, utilizar sinônimos e variações também ajuda na construção do texto. Afinal, uma maior variedade semântica enriquece o conteúdo. É o que chamamos de LSI, latent semantic indexing.

5. Organize os links internos


O Google precisa entender a hierarquia dos seus conteúdos, por isso é tão importante organizar bem a estrutura dos seus links internos. Os bots responsáveis por vasculhar o conteúdo por meio de hyperlinks precisam encontrar caminhos lógicos.


Com esses caminhos, os visitantes poderão ser melhor conduzidos pelo seu site.

6. Foque em soluções específicas


Neste ponto entram as palavras-chave conhecidas como long tail, aquelas com maior número de palavras voltadas para assuntos específicos, em oposição a conceitos gerais. Se você procura um sentido para a produção de conteúdo, aqui está um bom norte.


O volume de pesquisa pode ser um pouco menor, mas, por outro lado, a concorrência também. Trabalhe palavras-chave variadas, mas tenha em mente o poder das long tails na geração de tráfego qualificado.

7. Crie conteúdo para os featured snippets


Featured snippets são aqueles resumos em destaque nas pesquisas do Google que incluem, normalmente, o primeiro parágrafos, imagens ou tópicos de um artigo. Criar conteúdos com featured snippets em mente é um ótimo referencial.


Eles são um ótimo termômetro sobre o que o Google espera do assunto, conferindo grande visibilidade e autoridade quando conquistados. Desse modo, fique atento em alguns critérios para um artigo figurar nos featured snippets:


  • Responder à principal pergunta ou esclarecer palavra-chave logo de início;
  • Conferir profundidade através de contextualizações e possíveis dúvidas;
  • Oferecer comentários, discussões ou exemplos.


Featured snippets são ótimas vitrines para o seu conteúdo.

8. Configure os dados estruturados das suas páginas


Os dados são considerados estruturados quando as informações (ou códigos) presentes no HTML são bem discriminados. Isso envolve marcações com indicações de função, como “nome” e “telefone”.


Quais são as vantagens disso para o marketing digital? Dados estruturados elevam o site para a “Pesquisa Aprimorada”. Assim, os rich snippets - informações complementares nos resultados de pesquisa - tem como base essa estruturação.

9. Seja referenciado por outros sites


Uma boa estratégia de marketing precisa contar com um bom link building, importante fator de rankeamento. Dessa maneira, são os backlinks, em outras palavras, os links de outros sites que levam para a sua página, os destaques aqui.


O Google confere maior autoridade para o seu conteúdo quando ele figura em outros sites respeitados, que já são referência no pesquisador.Como conseguir essas indicações externas? Basicamente, da seguinte forma:

10. Quality Raters’ Guidelines (QRG)


O Quality Raters’ Guidelines (QRG) é basicamente um documento oferecido pelo próprio Google trazendo uma série de pontos sobre boas práticas de SEO. Você notará, nele, conselhos como a apresentação de um benefício ou propósito claro à comunidade.


Além disso, outras características são apontadas no QRG, que ajudam bastante na sua estratégia de marketing digital, como detalhamento das informações dos responsáveis pelo site, boa reputação do criador do conteúdo, alta qualidade nos conteúdos principais, etc.


Seguir essas e outras orientações do documento pode dar aquele empurrão que falta para o seu site alcançar o topo do rankeamento do Google, levando informação e conhecimento para um número cada vez maior de usuários.


Gostou das nossas dicas? Quer saber ainda mais sobre como melhorar a performance da sua estratégia marketing digital? Então continue por dentro das dicas exclusivas do nosso blog!